sábado, 19 de dezembro de 2009

FILMES IMPERDÍVEIS PRA QUE AMA MODA

O Terra pediu para a stylist Flávia Padilha, co-autora da obra 46 livros de moda que você não pode deixar de ler e também sócia/estilista da marca de moda infantil Mélange, a recomendação de filmes imperdíveis:

O Diabo veste Prada: Os bastidores de uma revista de moda, o glamour e todas as intrigas que fazem parte do dia a dia de uma redação do tipo são mostrados neste filme, inspirado no livro do mesmo nome, escrito por Lauren Weisberger. A intragável Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep, foi inspirada numa personagem da vida real: Anna Wintour, editora da revista Vogue América, para a qual a autora trabalhou como assistente. Os bastidores dos desfiles internacionais também aparecem nesta produção, mas sob o olhar de uma estagiaria novata. Direção: David Frankel. Ano: 2006.

Prêt-à-Porter: O filme gira em torno da apresentação das novas coleções na semana da moda em Paris. A partir daí, várias subtramas envolvendo modelos, fotógrafos, jornalistas e celebridades se desenvolvem paralelamente. Entre elas, o assassinato de uma figura importantíssima no mundo fashion. Clássico de Robert Altman, o filme mostra os bastidores de uma semana de moda em Paris. No filme, vários personagens do mundinho fashion interpretam a si mesmos. Vale a pena ver. Direção: Robert Altman. Ano: 1994.

Flashdance: O figurino é extravagante e delicioso de ver. Também, pudera! A história da menina que quer ser uma dançarina famosa a qualquer custo se passa nos anos 80. Na época, peças como as polainas e as ombreiras eram o tem-que-ter! Um dos maiores clássicos dos anos 80. Marcou uma geração não apenas no quesito figurino, mas também como referência na dança e na música. Direção: Adrian Lyne. Ano: 1983.

Caderno de notas sobre roupas e cidades: O documentário dirigido por Wim Wenders, em 1989, mostra todo o processo criativo do estilista japonês Yohji Yamamoto, um dos responsáveis pela introdução de roupas desestruturadas nos anos 1980, quando vários estilistas japoneses começaram a fazer sucesso em Paris e, por conseqüência, no mundo. Tendo paciência para encarar o ritmo lento, quase orgânico, em que se passa o filme, a recompensa é certa. O mestre japonês e o mestre alemão dão uma aula de sensibilidade e poesia nesse encontro.

Blow up - Depois daquele beijo: O filme prova que nos anos 1960 os jovens ingleses já inventavam moda! As minissaias, botas altas e vestidos coloridos e estampados bombaram em Londres (e no mundo) depois da estreia do filme, com Vanessa Redgrave e Jane Birkin no elenco. Trilha sensacional. Mostra os bastidores da vida de modelo na Londres dos anos 60. Direção: Michelangelo Antonioni. Ano: 1966.

Sabrina e Bonequinha de Luxo: Dois clássicos dos anos 50 e 60, respectivamente, estrelados por Audrey Hepburn. Os modelos usados nas histórias são chiquérrimos e a personagem principal é um ícone de elegância. Logo na primeira cena de Bonequinha de Luxo, a atriz aparece namorando as vitrines da luxuosa loja Tiffany’s. Puro glamour! Audrey Hepburn e sua filmografia são um dos maiores legados do cinema para a moda contemporânea. Sabrina foi dirigido por Billy Wilder, em 1954. A direção de Bonequinha de luxo é de Blake Edwards, em 1961.

Sex and the City - O filme: Com o sucesso da série americana, a colunista Carrie Bradshaw e suas inseparáveis amigas Charlote, Miranda e Samantha foram parar no cinema. Todas as personagens servem como referência de moda, cada uma no seu estilo! A continuação do filme estreia em 2010. A figurinista Patrícia Field, responsável pelo guarda-roupa das quatro amigas nova-iorquinas, carimbou seu passaporte dentro da indústria da moda e do cinema graças ao bom humor, à precisão, à ousadia e à originalidade dos looks desfilados sobretudo por Carrie, Sarah Jessica Parker, ao longo da série. Por causa disso, Patrícia tornou-se uma das profissionais mais influentes da moda atual. Direção: Michael Patrick King. Ano: 2008.

O Talentoso Mr. Ripley: Toda sobriedade e elegância dos trajes dos anos 1950 podem ser conferidas neste filme, em que trabalham Matt Damon, Judy Law, Gwyneth Paltrow. Não é à toa que ele foi indicado ao Oscar de melhor figurino! Uma aula de estilo à beira-mar. Todo o glamour da época, um lifestyle cobiçado por muitos e um guarda-roupa desejado por tantos outros. Direção: Anthony Minghella. Ano 1999.

Fonte: Adoro Cinema/Terra

E POR AGORA MINHA CONTA, ACRESCENTO:

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom: Rebecca Bloom é uma jornalista especializada na área de finanças e uma compradora compulsiva. Na realidade, ela nada entende de economia, apesar de trabalhar no ramo, vive fugindo do gerente de banco e inventa meios malucos de conseguir pagar seu cartão de crédito.
Becky é divertidíssima e os relatos dela no livro nos fazem chorar de rir e também lembrar que as vezes somos nós as shopaholics malucas que precisam ter isso ou aquilo.

Zoolander Comédia que satiriza o mundo da moda e, principalmente, dos modelos masculinos. Ben Stiller, que também dirige o filme, faz Derek Zoolander, Após perder o cargo de modelo número um no meio artístico, Derek passa por uma lavagem cerebral que o transforma em um assassino cuja missão é matar o presidente da Malásia.

Factory Girl - Uma Garota Irresistível o filme conta a história de Edie Sedgwick (Sienna Miller), modelo americana que foi musa do artista Andy Warhol e morreu, aos 28 anos, de overdose. O filme causou polêmica por retratar o suposto relacionamento que Edie teve com Bob Dylan, que no filme é interpretado por Hayden Christensen, o Anakin Skywalker dos filmes Guerra nas Estrelas, com o nome de Billy Quin.

Prêt-à-Porter ( retrata bem os bastidores.... ) Em Paris, durante a semana de apresentação das coleções prêt-à-porter, vários personagens se cruzam em sub-tramas. Paralelamente aos desfiles, é investigada a morte do Presidente da Câmara de Alta Costura, que tinha vários desafetos, incluindo sua própria esposa. O número de suspeitos só vai crescendo, apesar de, na verdade, ele ter morrido ao se engasgar com um sanduíche. O filme satiriza a semana de moda de Paris, e conta com a participação de vários atores de peso: Julia Roberts, Kim Basinger, Forest Whitaker, Sophia Loren, Marcello Mastroianni e, é claro, várias modelos. Ah, e ainda tem o figurino: Armani, Vivienne Westwood e Chanel

Unzipped: Documentário novaiorquino que mostra a preparação da coleção de Issac Mizrahi, o desfile e a manhã seguinte. Na época, o estilista estava no auge e a sua marca era produzida pela Chanel. Repare na passarela, quando aparecem todas as tops dos anos 90: Kate Moss, Naomi Campbell, Christy Turlington, Cindy Crawford...

Maria Antonieta : Provavelmente a primeira fashionista da história, a rainha da França, interpretada por Kirsten Dunst, aparece em cenas de absoluto desbunde fashion: comprando roupas e sapatos enquanto toma champagne e come morangos com as amigas. Repare na cena em que, entre os sapatos de época, aparece um all star azul de cano médio.

Chanel Noir: ( documentário..) Karl Lagerfeld é um profissional bastante versátil. Sempre adorou se envolver com as campanhas publicitárias, ou clicar ensaios para revistas. Agora o estilista da Maison Chanel assume a função de diretor em um curta-metragem que é ao mesmo tempo parte de sua campanha para a grife e uma homenagem ao cinema francês.
“The Fitting Room Folies” não poderia ser mais apropriado. O curta foi filmado dentro de um provador da Chanel, onde a top Lara Stone experimenta diversos vestidos e acessórios da grife, alternando entre farpas e carícias com outro modelo.
O diretor dá as instruções enquanto observa por trás das lentes a performance improvisada pela modelo. A fotografia em preto e branco, a câmera na mão e os cortes secos, bem como a trilha sonora, evocam o cinema francês dos anos 50.


YSL:Sua pele contra a minha pele: Não é porque a YSL tem estado fora das passarelas durante o calendário oficial de desfiles masculinos, que a Stefano Pilati manterá a grife silenciosa. Pilati vê a YSL muito além das passarelas. E a prova disto está no nvo filme conceitual da nova coleção outono/inverno 09, que foi dirigido pelos fotógrafos Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin e estrelado por Michael Pitt (‘Os Sonhadores’, de Bertolucci e ‘Últimos Dias’, de Guns Van Sant), ‘Your Skin Against My Skin’. Sexy, erótico, save… Genial!

Gia: Na cinebiografia "Gia - fama e destruição" (1998), Angelina Jolie interpreta a história real de Gia Carangi. Uma das primeiras top models do mundo fashion, a bela alcançou fama e fortuna nos anos 80, mas perdeu tudo por causa do seu vício em cocaína e heroína.Em cena do filme, Charlotte, Carrie, Samantha e Miranda assistem a um desfile

'Coco avant Chanel' Lançado recentemente, no Festival de Cannes, o filme conta a vida da estilista Gabrielle Bonheur Chanel, interpretada por Audrey Tautou, de "O fabuloso destino de Amélie Poulain". O longa-metragem deve chegar aos cinemas brasileiros em outubro.

'Um Presente para Helen' Na trama, Kate Hudson vive uma jovem que leva a vida que sempre sonhou: ela trabalha para uma poderosa agência de modelos e vive frequentando desfiles por todo lado. Mas sua rotina precisa mudar quando ela passa a ter que cuidar dos três filhos de sua irmã.

Doce Lar Reese Witherspoon interpreta uma jovem estilista de Nova York, que vive mergulhada num mundo de glamour, desfiles e alta costura. Só que o destino a manda de volta para sua terra de origem, uma cidadezinha no interior do Alabama.

Bruno - Recentíssimo estreou aqui no Brasil semana passada, o filme é estilo um documentário sobre um excêntrico e estranho apresentador de moda que resolve fazer sucesso em Los Angeles, tenta fazer de tudo… dar uma de bom moço criando uma criança africana, fazendo doações ou criando seu próprio talk show

Se alguem lembrar de mais algum, basta comentar, sugerir que postaremos...
BJINHOS AMORES.............

Nenhum comentário:

Postar um comentário